Exclusivos

Os Grandes da Doutrina Espírita

Enviado em 29 de junho de 2015 | Publicado por fclube

Eurípedes Barsanulfo

Os Grandes da Doutrina Espírita apresenta hoje Eurípedes Barsanulfo, nascido em Minas Gerais, no dia 1 de Maio de 1880, na pequena cidade de Sacramento. Era filho de Hermógenes Ernesto de Araújo e Jerônima Pereira de Almeida.

Ainda jovem, com cerca de 6 anos, Eurípedes mostrava possuir um caráter muito bondoso, principalmente em casa, ajudando seus pais, que na época estavam passando por dificuldades financeiras.

Anos mais tarde, Eurípedes decidiu sair de casa para estudar fora, já que sua cidade Sacramento não possuía uma estrutura considerável para o estudo, e mesmo contra vontade de sua mãe, saiu de Sacramento. Sua saída deu certo, com apenas 22 anos desenvolveu grandes capacidades físicas, como mediunidade, vidência e até realizou cirurgias, e fundou depois junto com amigos, o grupo Liceu de Sacramento.

Eurípedes era muito católico, ajudava na igreja inclusive, mas possuía alguns parentes que eram espíritas, por exemplo, seu tio, que o levou uma vez a uma sessão mediúnica, fazendo com que Eurípedes conhecesse seu espírito mentor que o acompanhou durante toda vida, São Vicente de Paulo. Após a visita ao centro, Barsanulfo gostou da doutrina espírita, mas já havia tido contato anteriormente, com 25 anos, lendo o livro “Depois da Morte”, de Léon Denis.

Uma curiosidade de Eurípedes, é que após se mudar de Sacramento fundou sua pequena farmácia de homeopatia, com a finalidade de reequilibrar a energia de seus pacientes. Além de sua farmácia, foi um grande apóstolo do bem, que se dedicou a ajudar ao próximo, deixando seu exemplo de amor marcado em sua história.

Sua farmácia aos poucos foi crescendo e contou com a ajuda do médico Bezerra de Menezes para novas ações, principalmente com medicamentos aos pobres e visitas as favelas.

Visto ser uma pessoa tão generosa e doce com as pessoas e com carinho pelos animais, Eurípedes procurava ajudar o máximo possível às pessoas, que quando questionado sobre a pobreza, respondia:

“Sou casado com a pobreza”.

Foi assim que Eurípedes sempre cuidadoso com o próximo foi desenvolvendo ainda mais a sua mediunidade, tendo fundado o Grupo Espírita “Esperança e Caridade” em 1905, e em 1907 realizou um grande salto para a doutrina, com a criação do primeiro colégio espírita, o colégio “Allan Kardec”, com disciplinas comuns, como Português e Matemática e estudos do Evangelho Segundo o Espiritismo.

Eurípedes contribuiu muito com sua farmácia de homeopatia, foi médium e chegou a realizar algumas cirurgias, mas possuía suas características mais voltadas à vidência, psicografia e bicorporeidade, termo criado por Allan Kardec que se refere a desdobramentos ou expansibilidade, como por exemplo, no caso de Santo Antônio de Pádua, destacado no livro Sua Vida de Milagres Prodígios, de Almerindo Martins de Castro, 7º edição, FEB 1987.

“Santo Antônio de Pádua achava-se na Espanha e, no instante em que predicava, seu pai, que estava em Pádua, era levado ao suplício sob a acusação de homicídio. Nesse momento, Santo Antônio aparece, demonstra a inocência de seu pai e revela o verdadeiro criminoso, mais tarde punido. Comprovou-se que nesse momento Santo Antônio não havia deixado a Espanha.”

Em um de seus desdobramentos, Eurípedes sentiu-se subir e subir, notando uma atmosfera cada vez mais limpa, olhando em sua volta tudo muito lindo e maravilhoso, e bem a sua frente havia um homem sentado, era Jesus, que estava a chorar, Eurípedes então questionou porque o senhor chorava. Ele lhe respondeu que era por conta daqueles que conheciam o evangelho e não praticavam, desde então, Eurípedes nunca mais deixou de trabalhar com Jesus.

Com a epidemia da gripe Espanhola espalhada em 1918, Eurípedes adoeceu e acabou retornando para pátria espiritual, sem antes deixar de realizar seus últimos trabalhos em sua farmácia de homeopatia.

 

 

 

 

Deixe seu comentário: