Paulo de Tarso, por mais que não tenha convivido com Jesus, é considerado o maior de todos os apóstolos. Nascido em Tarso, capital da Cilícia, inicialmente recebeu o nome de Saulo (nome em hebraíco).
Saulo recebeu uma educação com base na formação rabínica, sendo criado de acordo com as regras dos fariseus, classe religiosa dominante na época. Ou seja, ele viveu em uma época em que a Lei Mosaica pregava a rigidez e as proibições ao Evangelho do Amor, difundido por Jesus Cristo. Os ensinamentos Dele não eram vistos com bons olhos.
Com base em suas crenças, quando se mudou para Jerusalém, Saulo, se deparou com uma seita que era contrária aos ensinamentos farisaicos. Sentindo-se profundamente ofendido por esta seita, que se chamava cristã, começou a persegui-la.
De Saulo a Paulo de Tarso
No ano de 32 D.C, após a crucificação de Jesus, quando viajava para Damasco, para perseguir os seguidores do cristianismo. Saulo, teve uma visão de Jesus, que em espírito lhe perguntou:
Saulo, Saulo, porque me persegues?”
Ele perguntou: “Quem és tu, Senhor? e obteve como resposta:
“Eu sou Jesus a quem tu persegues, mas levanta-te e entra na cidade, e e dir-te-ão o que te é necessário fazer”
Após o encontro, Saulo levantou, abriu os olhos e nada viu. Quando chegou em Damasco, foi levado ao espírito Ananias, que colocou as mãos sobre ele e disse:
“Irmão Saulo, Jesus, que lhe apareceu, me enviou, para que você volta a enxergar e seja cheio do Espírito Santo.
A partir deste momento, Saulo começou a falar que Jesus era filho de Deus, mudou seu nome para Paulo de Tarso e dedicou a sua vida a espalhar o Evangelho, principalmente entre os não judeus, conhecidos também como gentios.
Ele realizou diversas viagens missionárias pelo Mediterrâneo, estabelecendo comunidades cristãs e escrevendo cartas (epístolas) que se tornariam parte do Novo Testamento da Bíblia.
Paulo de Tarso, o apóstolo dos gentios
Durante 16 anos, Paulo de Tarso disseminou os ensinamentos de Cristo na Síria, Vale do Jordão, e ainda, foi perseguido por judeus que o consideravam um traidor.
Paulo de Tarso escreveu várias cartas e algumas delas foram publicadas no Novo Testamento, chamada de Epístolas Paulinas. Nessas cartas, Paulo de Tarso mostrou às comunidades e aos seus discípulos uma fé em Jesus, na sua morte e ressurreição.
19º Encontro Amigos da Boa Nova
A transformação de Paulo de Tarso e a sua fé é a inspiração do 19º Encontro Amigos da Boa Nova, que será realizado no dia 18 de maio, das 9h às 18h, no Teatro Santo Agostinho, ao lado do metrô Vergueiro. E entre os convidados, estão:
Apresentação musical com Kethelin Cocchi, Anatasha Mackena e a peça teatral Paulo e Estevão com Alan Moraes e equipe. E muito mais! Não perca!
Garanta já o seu ingresso em www.mercalivros.com.br
FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||