Exclusivos

Os Grandes da Doutrina Espírita: Bezerra de Menezes

Enviado em 29 de agosto de 2014 | Publicado por fclube

Bezerra de Menezes 1Adolfo de Bezerra de Menezes Cavalcanti, nasceu no Ceará, em 29 de agosto de 1831, e desencarnou em 11 de abril de 1900, no Rio de Janeiro. Foi um médico militar, escritor, jornalista, político, filantropo e expoente da Doutrina Espírita. Conhecido também como O Kardec Brasileiro e O Médico dos Pobres.

Em 1856, Bezerra de Menezes diplomou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Conheceu a Doutrina Espírita em 1875, quando do lançamento da tradução em língua portuguesa de O Livro dos Espíritos. Após estudar por alguns anos as obras de Allan Kardec, em 16 de Agosto de 1886, diante de um grande público proclamou a sua adesão ao Espiritismo.

A partir daí, toda sua existência foi totalmente dedicada à causa de Cristo, sendo considerado o médico dos pobres e o apóstolo da caridade devido à sua dedicação a causa de Cristo, pelo amor que dedicava ao próximo. Foi vereador e deputado pelo Rio de Janeiro, além de presidente da FEB, Federação Espírita Brasileira, onde conseguiu aglutinar o movimento espírita.

Pela atuação destacada no movimento espírita da cidade do Rio de Janeiro no final do século XIX Bezerra de Menezes foi considerado um modelo para muitos adeptos da Doutrina. Destacam-lhe a índole caridosa, a perseverança, e a disposição amorosa para superar os desafios. Essas características, somadas à sua militância na divulgação e na reestruturação do movimento espírita no país, fizeram com que fosse considerado o “Kardec Brasileiro”. É considerado patrono de centenas de instituições espíritas em todo o mundo.

Fonte: Portal do Espírito: www.espirito.org.br

No Programa Espiritismo no Lar, da TV Mundo Maior, Carlos Chaves fala sobre Bezerra de Menezes em uma palestra gravada no Centro Espírita A Caminho da Luz.

Deixe seu comentário: