O Natal comemorado por muitos, alguns com pouca fé, e outros com muita, já virou símbolo de campanhas publicitárias, visando à fartura da comida e bebida. Mas o que poucos abordam é que ele surgiu com a Igreja Católica, que estipulou no ano de 350 através do Papa Júlio I, porém somente mais tarde foi oficializado como feriado, pois a bíblia não diz ao certo em qual dia Jesus nasceu e por conta disso não fazia parte das tradições cristãs, já que antes dessa data surgir havia festas pagãs do dia 17 ao dia 25 de Dezembro, como a festa da Brumália e Saturnália, onde se comemorava o nascimento do Deus do Sol, que foi Nimrod, conhecido pela construção da Torre de Babel, no dia mais curto do ano segundo as tradições, além de tentar facilitar a aceitação do cristianismo entre pagãos, fato que depois acabou se sobressaindo, pois o número de pagãos diminuiu enquanto o cristianismo aumentou.
Segundo a bíblia, mais precisamente o evangelho de Mateus e Lucas, Jesus nasceu em Belém, em um pequeno estábulo, onde ao seu lado havia pastores e seus rebanhos, e também os reis magos com os presentes. Foi através deste gesto de levar presentes, que também acabou se tornando um pequeno símbolo Natalino.
Na visão espírita o sentimento do natal nos instiga a pensar nesses valores, isto não significa que você não deve presentear seus entes queridos, mas oferecer o que há de melhor em você seguindo os pensamentos de Cristo, deixando para trás a inveja e a vaidade, e aderindo ao amor, caridade, felicidade e humildade.
Símbolos Natalinos
Árvore de Natal:
A Árvore de Natal possui muitos significados de acordo com diversas histórias, a primeira é sobre o pinheiro, onde o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade, mas o costume de enfeitar as árvores teria surgido na Alemanha, já na América Latina, esse costume chegou apenas no século XX.
Já os presentes nas árvores de natal teriam surgido com Nimrod, que segundo relatos pediu a sua esposa que os deixasse sempre nas árvores.
Papai Noel
O bom velhinho, como é chamado, foi inspirado na figura de São Nicolau, um bispo do século III.
Estrela
A estrela de natal, muitas vezes colocada no alto das árvores, surgiu devido aos três reis magos, que foram guiados pela estrela para chegar ao nascimento de Jesus.
Velas
Tanto a vela, muito comum fora do país, quanto às luzes de natal, representam Jesus, que afirmou ser a luz do mundo para nos guiar.
Ulisses Carvalho