Exclusivos

O Codificador da Doutrina Espírita

Enviado em 1 de outubro de 2015 | Publicado por fclube

imagesDenizard Hippolyte-Léon Rivail  mais conhecido como Allan Kardec, nasceu no dia 3 de Outubro de 1804, em Lyon na França. Seu pai era Jean-Baptiste-Antoine Rivail, um juiz católico, e sua mãe, Jeanne Duhamel, uma dona de casa.

Kardec estudou em Yverdon na Suíça e ao retornar a Paris, quatro anos depois começou a lecionar, como astronomia, matemática, física e Francês.

Durante o ano de 1850, um fenômeno chamou atenção na França, e conquistou Kardec,  famosas mesas girantes entre médiuns e simpatizantes, reunia muitas pessoas, e com Kardec não foi diferente, em 1855  teve curiosidade em conhecer um desses encontros e se deparou com a realidade dos espíritos.

Após acompanhar por meses diversas manifestações,  formulou perguntas para que pudessem ser respondidas pelos espíritos diversos, criando a partir daí, o termo médium, o intermediário entre os espíritos e seres humanos.

Para não misturar seu trabalho pedagógico com o espiritismo, Kardec precisava adotar um nome, e através de um espírito chamado Zéfiro, que disse o conhecer de outras reencarnações, Rivail então questionou como o conhecia, e Zéfiro disse a Rivail que seu nome na última encarnação era Allan Kardec, um sacerdote druida e morador de Gália, cidade comandada pelo império de Júlio César entre 58 e 44 a. c.

Com seus estudos realizados na doutrina, Kardec publicou a primeira obra da codificação, O Livro dos Espíritos, no dia 18 de Abril de 1857, podendo considerar essa data como nascimento oficial do espiritismo. Mais tarde, em 1 de Abril de 1858, reunindo muitos seguidores  fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, começando as primeiras colaborações e pedidos de ajuda, como as  cartas psicografadas, por exemplo.

As outras publicações foram  Livro dos Médiuns em 1861, o Evangelho Segundo o Espiritismo em 1864, o Céu e Inferno em 1865 e A Genêse, em 1868.

134681870593O trabalho foi crescendo e com o objetivo de atrair ainda mais seguidores Kardec adquiriu um casa maior, situada na Avenida Ségur, mas não chegou a morar lá, pois durante sua mudança para a Avenida Ségur, Kardec teve um aneurisma cerebral, desencarnando assim no dia 31 de Março de 1869, em Paris na França.

Segundo uma reportagem no site Guia do Estudante, o espiritismo possui 13 milhões de seguidores no mundo, sendo que no Brasil, o número passou de 1,3%, para 2% da população.

 

Deixe seu comentário: