Os Espíritos de Sabedoria compõem a terceira classe dentre as 10 descritas por Allan Kardec, e são caracterizados pelo aspecto de sua sabedoria moral como descreve o capítulo 4 de O Livro dos Espíritos: “As qualidades morais da ordem mais elevada são os que o caracteriza”.
“Sem possuírem ilimitados conhecimentos, são dotados de uma capacidade intelectual que lhes faculta o juízo reto sobre os homens e as coisas”.
As dificuldades que temos como paixões e preconceitos quanto às pessoas, estes espíritos de sabedoria venceram, já que controlam seu sentimento e sentem o desejo de fraternidade pelos outros povos, alimentando seu coração, com muito amor e atenção pelas pessoas que precisam de ajuda.
Ajudar a humanidade encontrar a paz interior e trabalhar em favor de seus irmãos, auxiliando no progresso, é o que os espíritos de sabedoria realizam, pois devido a sua capacidade intelectual, o objetivo deles é que a humanidade avance em busca do conhecimento.
O livro Filosofia Espírita, volume III, comentado pelo espírito Miramez, destaca não só avanço que eles proporcionam a sociedade, mas uma curiosidade a respeito de suas encarnações: “Esses Espíritos visitam a Terra, inspirando os homens de saber e dotados de vida moral, fazendo crescer, assim, o entendimento. As reencarnações desses Espíritos são raras, mas, estão aumentando com o ambiente que se forma e que se está processando no planeta”.
A sabedoria deles é manifestada pelas suas atitudes morais, valorizando muito a caridade, mas quando feita por amor e não por obrigação. Sua distância relacionada ao nosso estado primitivo que se encontra o planeta Terra é enorme. Segundo o espírito Miramez: “Os números dos anos se perdem na fraca matemática da Terra. Muito se fala da gênese da alma, entretanto pouco se compreende dos processos pelo qual surgiu o espírito, de onde ele veio e para onde ele vai”.
A sabedoria está ligada aos valores que ganhamos durante a vida,as experiências com erros e acertos, as relações humanas e é claro, a nossa harmonia espiritual, conhecendo o interior de nossos corações e a capacidade de aplicarmos esse conhecimento através das experiências de vida. E acima de qualquer qualidade, aprenderemos a vivenciar o amor, as principal característica dos sábios, pois significa a prática do conhecimento.