Exclusivos

Espíritos Batedores e Perturbadores

Enviado em 23 de junho de 2016 | Publicado por fclube

Espíritos Batedores e Perturbadores, esta sexta classe descrita por Kardec, é considerada a última dos espíritos imperfeitos. Os nomes Batedores e Perturbadores são porque suas manifestações físicas ocorrem através de batidas e deslocamento de corpos sólidos, enquanto os espíritos mais elevados não necessitam deste tipo de fenômeno.

Em O Livro dos Espíritos, na questão 106, no capítulo 04, Kardec descreve as ações destes espíritos:

“Estes Espíritos, propriamente falando, não formam uma classe distinta pelas suas qualidades pessoais. Podem caber em todas as classes da terceira ordem. Manifestam geralmente sua presença por efeitos sensíveis e físicos, como pancadas, movimento e deslocamento anormal de corpos sólidos, agitação do ar, etc. Afiguram-se, mais do que outros presos à matéria. Parecem ser os agentes principais das vicissitudes dos elementos do globo, quer atuem sobre o ar, a água, o fogo, os corpos duros, quer nas entranhas da terra. Reconhece-se que esses fenômenos não derivam de uma causa fortuita ou física, quando denotam caráter intencional e inteligente. Todos os Espíritos podem produzir tais fenômenos, mas os de ordem elevada os deixam de ordinário, como atribuições dos subalternos, mais aptos para as coisas materiais do que para as coisas da inteligência; quando julgam úteis as manifestações desse gênero, lançam mão destes últimos como seus auxiliares”.

Podemos comparar estes espíritos com a época das mesas girantes de Allan Kardec, na qual as comunicações ocorriam por conta de efeitos físicos, e foi através deles, que Kardec codificou as obras da Codificação Espírita.

No livro Filosofia Espírita, capítulo 04, o espírito Miramez comenta sobre os espíritos perturbadores:

“Esses Espíritos estão sempre intervindo nas convulsões da natureza, quais sejam; trovoadas, relâmpagos, tremores de terra e erupções dos vulcões; estão presentes nas queimadas e participam das enchentes, acidentes de carros, desmoronamentos de prédios e quedas de aviões. São usados pelos guias espirituais em seções de materializações, por serem mais hábeis nas coisas materiais do que nas espirituais. Costumam, por isso, afinizar-se muito com os médiuns de efeitos físicos que, aconselhamos, tenham guias encarnados bem conscientes dos seus deveres, para o orientarem no bom andamento da função mediúnica”.

Além do auxilio, estes espíritos visam progresso por meio dessas manifestações inteligentes, nos passando o conceito da vida espiritual, porém, devemos nos atentar que estes espíritos estão passando por uma transição.

Essas manifestações de espíritos, não só nos guiam como são importantes para a nossa conexão espiritual, porém é necessário ficar atento, porque os espíritos batedores e perturbadores, ainda não progrediram moralmente, estão presos na matéria, sendo utilizados pelos espíritos bons para efetuar a comunicação através de efeitos sensíveis e físicos.  

Deixe seu comentário: