Ao longo de nossa história, muitas pessoas afirmaram ter visto espíritos, e o detalhe é a forma como apareceram, alguns retrataram visões por intermédio de sonhos, outros não só chegaram a ver, como conversaram, e há também, a materialização de espíritos através do ectoplasma. Os relatos ocorrem até hoje, mas muitos pertencem à épocas antigas, com destaque para religiões criadas em base destes relatos, como o Mormonismo, criado por Joseph Smith, que segundo retrata, teria recebido a visita de anjos.
Há muitos anos atrás dizer que via espíritos poderia gerar um desconforto, já que muitos acreditavam tratar de manifestações de seres atormentados. Mas o espiritismo, por intermédio de suas obras básicas, como O Livro dos Médiuns, esclarece sobre essas aparições, que muitas vezes, acabam assustando aqueles que desconhecem a realidade espiritual.
Vale ressaltar que não precisamente os espíritos precisam(necessitam) se manifestar em uma forma específica, mas existem outras para demonstrar a sua presença. Lembrando que muitos espíritos às vezes não conseguem se desprender da vida terrena para a espiritual, devido à maneira como tenha ocorrido a sua morte ou o seu apego com a materialidade.
Em O Livro dos Médiuns, capítulo VI, Das Manifestações Visuais, Kardec descreve algumas noções sobre as aparições de espíritos:
“Enquanto o corpo repousa, o Espírito se desprende dos laços materiais; fica mais livre e pode mais facilmente ver os outros Espíritos, entrando com eles em comunicação”.
Kardec então questiona os espíritos sobre qual o objetivo de suas aparições, se muitos procuram às vezes somente consolar os parentes, ou se a maioria das aparições são de espíritos ruins, além de obter que as aparições ocorrem na parte da noite devido ao espírito ser mais perceptível a olho nu, como ocorre com as estrelas.
“Estando o homem constantemente cercado de Espíritos, o vê-los há todos os instantes o perturbaria, embaraçar-lhe-ia os atos e tirar-lhe-ia a iniciativa na maioria dos casos, ao passo que, julgando-se só, ele age mais livremente. Quanto aos incrédulos, de muitos meios dispõem para se convencerem, se desses meios quiserem aproveitar-se e não estiverem cegos pelo orgulho. Sabes muito bem existirem pessoas que hão visto e que nem por isso creem, pois dizem que são ilusões. Com esses não te preocupes; deles se encarrega Deus.”
Esse medo que possuímos é geralmente causado pela nossa ignorância, ou desconhecimento sobre a natureza dos espíritos. O que temos de nos conscientizar, é que o mundo espiritual está entre nós, somos seres espirituais, como o filósofo e teólogo francês, Pierre de Teilhard citou em uma frase: “Somos seres espirituais vivendo uma experiência humana”.