Jesus é sem dúvida o nosso guia espiritual do planeta Terra, pregou o amor, paz e deixou marcado seus ensinamentos para que mais pessoas levassem aos necessitados.
Mas, há fatos que pouco foram explicados ao longo da história, além de sua adolescência, em relação ao seu nascimento, a Bíblia relata que as estrelas guiaram os três reis magos até o local do de nascimento de Jesus, mas o que seriam essas estrelas?
Recorremos ao livro A Gênese, no capítulo XV, temos uma pergunta referente “A Estrela dos Magos”, no qual obtemos a seguinte resposta:
“O que é certo é que, naquela circunstância, a luz não podia ser uma estrela. Na época em que o fato ocorreu, era possível acreditassem que fossem, porquanto então se cria serem as estrelas pontos luminosos pregados no firmamento e suscetíveis de cair sobre a Terra; não hoje, quando se conhece a natureza das estrelas”.
“Não deixa de ser possível o fato de aparição de uma luz com o aspecto de uma estrela. Um espírito pode aparecer sobforma luminosa, ou transformar uma parte de seu perispirítico em foco luminoso”.
Dos quatro Evangelhos, o único que relata a presença da estrela é o Evangelho de Mateus, inclusive questionando se seria necessária uma estrela para guiar os magos por uma estrada de 10 quilômetros até Belém.
O astrônomo Johannes Kepler tentou explicar durante o ano de 1614, por meio de uma teoria, de que essa estrela, ou ponto luminoso, seria na verdade uma conjunção de Júpiter e Saturno, e outros relacionaram com o planeta Vênus, mas os cálculos de astrônomos mais tarde identificaram que a distância entre os planetas era grande, o que tornaria esse fato difícil de ocorrer.
Na tradição Cristã, a Estrela de Belém como é chamada, revelou o nascimento de Jesus aos magos e os guiou até Belém. Em outras religiões, como o Mormonismo, eles também acreditam que a estrela seria a luz simbolizando o momento do nascimento do Mestre.
Já os Testemunhas de Jeová, argumentam que se Deus teria utilizado os chamados “anjos” para informar o nascimento de Jesus, a estrela não foi utilizada para o mesmo, guiando os reis magos até Jerusalém, fazendo o rei Herodes saber que procuravam por Jesus.
Teóricos e conspirações alertam para o fato de que as estrelas não movimentaram algo diferente do que ocorreu no dia dos reis magos, já que ela teria os guiado até onde teria nascido Jesus, mas na época também não havia conceitos espirituais, fazendo-os pensar por ignorância que se tratava de uma estrela, quando este ponto luminoso, poderia ser uma indicação de que um espírito se manifestou durante aquele momento, enviado por Deus, guiando magos e pastores em busca de Jesus.